Glossário

Breve explicação de alguns dos termos utilizados neste blog.

Caso tenham alguma sugestão, podem enviar por e-mail ou nos comentários abaixo!
[termos ainda incompletos estão assinalados]

A

Ágil, ou Agile

Abordagem ao gerenciamento de projetos desenvolvida inicialmente para o desenvolvimento de softwares. Propõe foco na entrega de valor mais cedo, mais frequente e continuamente através de ciclos iterativos de desenvolvimento e implantação.

B

Branding

Briefing

Resumo do trabalho a ser executado. É fornecido pelo cliente e/ou criado pelo designer. Serve de base para todo o trabalho de criação, contendo informações sobre o negócio, o produto, as pessoas envolvidas, o direcionamento do trabalho, o público e o que mais for relevante para desenvolver adequadamente o trabalho. Normalmente feito durante uma #Reunião de Briefing.

C

China

País asiático que até não muito tempo atrás era conhecido principalmente por seus produtos de baixa qualidade, mas que hoje em dia está engolindo a todos os que continuam pensando assim.

Engolindo, na verdade, tudo o que entrar na sua frente. Sejam empresas ao redor do mundo, seja o meio ambiente ou os direitos humanos.

Cliente

A pessoa ou empresa que contrata o serviço do designer. Este termo é muito utilizado para separar quem paga pelo design de quem o utiliza. Normalmente é o cliente que aprova e dita as limitações da criação de design. Não confundir com #usuário

Consumidor

A pessoa ou empresa que irá consumir o produto de design. Por consumir entendam comprar e utilizar, apesar deste último nem sempre ser a regra. O termo normalmente é utilizado quando se trata de bens de consumo, como produtos alimentícios.

Criar

Fazer surgir, fazer existir, originar, dar origem a, produzir, produzir, formar, introduzir, inventar, conceber, compor, autorar, iniciar.

Criativo

A capacidade de criar. 
maginativo, inovador, artístico. Caracterizado por ser original ou novo. Formado por um novo processo. Ter a capacidade de criar. Projetado para estimular a imaginação.

Criatividade

O processo de ser criativo.
Uma série de ações que criam novas idéias, pensamentos e objetos físicos.

D

DNP - Desenvolvimento de Novos Produtos

Desenvolvimento de produtos é a série de atividades iniciadas pela percepção de oportunidade de mercado e que termina com a produção, venda e  entrega de um produto (ULRICH E EPPINGER, 1995, p2), ainda segundo os autores, é o conjunto de processos necessários para se desenvolver e entregar tais produtos a seu público alvo.

E

Ergonomia
Estética

G

Gerenciamento de Projetos

"É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados." [www.brasil.pmi.org]


I

IPMA

International Project Management Association - IPMA (Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos) Federação europeia de várias associações de gerenciamento de projetos.

Ideação -

Ideia

Uma imagem de um objeto externo ou processo formado pela mente.
Qualquer produto de atividade intelectual.
O produto da atividade mental onde a mente concebe conscientemente um pensamento.

Imaginação

Nos limitaremos a definir imaginação como um processo pré criativo mas que não se limita aos moldes da realidade ou da factibilidade. São as ideias e pensamentos de forma mais puras e abstratas, mas que servem de combustível para a criatividade.

Não nos aprofundaremos no conceito de imaginação ou da sua diferença para a criatividade.

Pensemos assim:
Imaginação = Da cabeça para dentro.
Criatividade = Da cabeça para fora.

“Definir a imaginação não é tarefa fácil. Uma rápida consulta a sua origem etimológica nos remete ao verbo latino imaginari, que significa ‘formar quadro/desenho de algo’, ou simplesmente ‘representar’. No cotidiano, o termo imaginar é de uso amplo, podendo ter diferentes significados, dependendo dos contextos em que é utilizado. Pode significar um ideal, como na expressão ‘a profissão que só existe na minha imaginação’. Ou ainda, uma habilidade na solução de problemas, como na expressão ‘use sua imaginação e encontre um meio de sairmos daqui!’.”
[https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/19776]

Incompetência Generalizada

Termo cunhado por mim e minha esposa como uma brincadeira, mas que muitas vezes fala sobre assuntos sérios.

Engloba todo tipo de produto ou serviço que é mal projetado, mal executado, de baixa qualidade, feito de qualquer jeito ou simplesmente por fazer.

Está intimamente ligado à qualidade do produto e satisfação do cliente.

Muito comum em negócios voltados para classes mais baixas e principalmente em obras públicas aqui no Brasil.
Inovação -

Iteração

Técnica comumente utilizada em projetos ágeis, em ondas sucessivas e em desenvolvimento de novos produtos. A iteração está relacionada ao processo de desenvolver, testar e melhorar. Quando utilizada facilita e otimiza a detecção de erros e o correto direcionamento do desenvolvimento do projeto.


M

Micreiro

Um profissional sem formação sólida em design mas que sabe mexer nos programas gráficos necessários para criar peças de design.

Nem todo profissional sem formação é micreiro, e nem todo micreiro é sem formação.

Conceito próximo de #Sobrinho


O

Oportunidade

Uma ocasião que oferece uma possibilidade ou uma chance. Uma combinação de circunstâncias favoráveis.

P

PDMA

Product Development and Management Association - Associação de Desenvolvimento de Produtos e Gerenciamento. 

Pensamento Criativo

Processos específicos de pensamento que melhoram a capacidade de ser criativo. Estar em um estado de espírito ótimo para gerar novas #ideias. Pensar deliberadamente de forma a melhorar a probabilidade de novos pensamentos ocorrerem. Maximizar a capacidade do cérebro para pensar em novas ideias. A capacidade de pensar em ideias originais, diversas e elaboradas. Uma série de ações mentais que produzem mudanças e desenvolvimentos de pensamento. O processo de explorar múltiplos caminhos de ações ou pensamentos.
(Às vezes chamado de pensamento divergente, porque os padrões de pensamento e as áreas de crença são expandidos.)

Pensamento divergente -

Pirâmide de Maslow -

Planejamento em Ondas Sucessivas -

PMBOK

(Project Management Body of Knowledge) - Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Guia promovido pelo PMI que contém as práticas de projeto mais utilizadas, assim como eventos de divulgação e de discussão sobre o gerenciamento de projetos e certificações. [www.brasil.pmi.org]

PMI

Project Management Institute - Instituto de Gerenciamento de Projetos.
 www.brasil.pmi.org

Problema

Uma questão difícil de organizar ou em que é difícil decidir o melhor curso de ação.

Para nossos propósitos, um problema é definido como uma situação onde existe uma proposta que deve ser resolvida, uma mudança que deve ser feita no processo atual. Seja para adaptar-se a uma nova situação, melhorar um produto ou trazê-lo de volta a um nível aceitável.

Probortunidade [...?]

Devido à dificuldade em determinar a diferença entre um problema e uma oportunidade e porque há muitas implicações negativas no uso da palavra "problema", a palavra probortunidade foi criada. Probortunity é a fusão da palavra "problema" e "oportunidade".

Probortunidade é uma palavra inclusiva para descrever algo que você quer melhorar ou mudar para melhor, podendo assumir qualquer forma: desafio, pergunta, mistério, preocupação, problema, enigma, dificuldade ou oportunidade.

[Isso foi traduzido de um site inglês. Nunca vi este termo em português e não sei se é realmente utilizado.

Acredito que aqui no Brasil inicialmente utiliza-se apenas a palavra #problema. Posteriormente, se for o caso, é que a palavra #oportunidade é utilizada. Se alguém souber melhor como essa questão funciona aqui, por favor me ajude aqui]

Produto

"Um produto é algo vendido por uma empresa a seus consumidores. Desenvolvimento de produtos é a série de atividades iniciadas pela percepção de oportunidade de mercado e que termina com a produção, venda e  entrega de um produto" (ULRICH E EPPINGER, 1995, p2)

Projeto

"Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.
Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.
E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias."  [www.brasil.pmi.org]


R

Reunião de Briefing

Encontro preferencialmente presencial em que grande parte das informações necessárias para desenvolver um projeto, especialmente as necessárias para iniciar o trabalho, são obtidas do(s) cliente(s).

Pode ter formato semi-estruturado ou não [não aconselho um formato totalmente estruturado].

Veja também #Briefing


S

Sobrinho

Ou filho da vizinha, dentre outras variáveis.

Alguém razoavelmente jovem e próximo, geralmente mais íntimo de computadores, e que sabe mexer nos programas gráficos necessários para criar peças de design.

Um conceito muito próximo do #Micreiro

Solução de Problemas

A resolução de problemas é o processo pelo qual uma situação é analisada e soluções são formadas para resolver uma #probortunidade (problema / oportunidade - veja acima) e quando os passos são tomados para remover ou reduzir o problema. O #problema e a situação atual são analisados, as soluções potenciais são geradas e uma solução trabalhável é determinada e colocada no lugar. A resolução de problemas é o processo de análise de situações de incerteza para produzir melhorias reais ou mudanças na situação.
Stage Gate -

U

Usuário

A pessoa ou empresa que irá usufruir do produto de design criado. Este termo é muito utilizado para separar quem utiliza de quem paga pelo design. Apesar de serem diferentes, muitas vezes o usuário também pode ser chamado de #consumidor. Normalmente é o foco da criação de design, e pode ser tratado como único ou como um grupo. Não confundir com #Cliente

V

Valor Agregado

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