Como montar o seu caderno de cifras para gaita

Farei aqui um breve tutorial sobre como montar seu caderno de cifras.
Aconselho a ler tudo antes de começar. Tem algumas partes que podem ser meio complicadas...


São três opções de download 1, 23. O primeiro é uma versão simples para quem quiser ter as cifras no computador. O segundo para quem quiser imprimí-las de um jeito diferente do proposto. Mas é do Terceiro que vamos tratar aqui.



Atenção, a montagem deste caderno ainda está em fase de teste! Por enquanto só foi testado aqui em casa, em uma impressora hp multifuncional cujo papel vem de baixo [ex] não sei se funciona em impressoras cujo papel é colocado por cima [ex], creio que uma simples alteração na hora de virar o papel é suficiente para dar certo. [impressoras em que o papel vem de baixo, imprimem na face inferior do papel, nas que vem de cima, na superior]


Feito o download, a primeira coisa é: não estranharem o arquio! Tem um tanto de página na primeira folha, e a segunda está de cabeça para baixo!

Liga não, é assim mesmo. Isso porque ele foi feito para impressora caseira, que tem margens diferentes em cada borda da folha.


A impressão deve ser feita da seguinte maneira:
O material foi desenvolvido tendo como base o Adobe Acrobat Reader para a impressão, mas se outros programas tiverem os mesmos recursos para impressão ou similares, por favor me avisem para fazermos uma lista com os programas que funcionam.

Com o arquivo aberto [Super Mini Coletânnea de Cifras para Gaita - 1 - MONTAGEM.pdf], confira se é este mesmo. São 22 páginas com 4 "subpáginas" em cada, e as páginas pares estão de ponta-cabeça.

Confere?


Então vamos lá: Arquivo>Imprimir

Você tem que escolher imprimir somente as Páginas Ímpares e mandar inverter a ordem das páginas.
Abaixo coloque para ajustar à área de impressão e girar e centralizar automaticamente.

Pode mandar imprimir

Sua impressora irá imprimir 11 páginas, da primeira à última [ou da última à primeira, depende das configurações da impressora, mas isso não tem importância]
Agora, sem mudar as páginas de ordem, gire-as, de maneira que a impressão continue virada para cima.




Aconselho a esperar um pouco para o papel secar completamente antes de imprimir o outro lado.

O papel está seco?

Voltamos ao comando de impressão [Arquivo>Imprimir]

Agora você tem que escolher imprimir somente as Páginas PARES e desmarcar a opção de inverter a ordem das páginas, ou seja, agora a impressão é na ordem correta.
Abaixo as opções são as mesmas, ajustar à área de impressão e girar e centralizar automaticamente.

Pode mandar imprimir de novo

Fique de olho nas primeiras impressões para ver se tudo está certo, se a impressão está do lado certo da folha e se um lado não está saindo de cabeça para baixo. Se estiver errado pare a impressão agora e poupe tinta e papel, o planeta agradece :)

Para um acabamento melhor a capa pode ser impressa em um papel mais grosso.



Deu certo? Que bom.
Olhe contra a luz e confira em todas as folhas se as marcas de corte [aquelas nos cantos] estão batendo de ambas as faces.

Estão?
Você deu sorte ou sua impressora é boa.
Simulação de frente e verso.
Destaque para a marca de corte, só aparece uma.
A linha alaranjada mostra que os dois títulos estão à mesma altura




Está um pouco errado?
Normal, a maioria deve ficar assim também.

Agora aparecem duas marcas de corte,
e os títulos estão levemente desalinhados



Está bastante errado?
Calma, nem tudo está perdido. Confira se todo o texto de um lado da folha está dentro das marcas de corte do outro lado da folha. Se estiver tudo bem, se não........... Bem, no mínimo você vai ter perda de texto, mas não desista ainda!

Impressão deslocada, se cortar na linha pontilhada um pedaço do texto será perdido



Agora é cortar, para os dois primeiros casos é só escolher uma das duas faces da folha e cortar nas marcas pra quem tiver guilhotina ótimo, senão estilete e régua. Neste momento cortem primeiro no centro do círculo [está marcado], deixem os outros dois tracinhos para depois.

Já nos casos em que os dois lados se desencontraram bastante [à propósito, com este meu exemplar foi assim...] vocês vão ter que inventar um lugar para cortar, que seja um lugar em que não haja corte de texto, ou que este corte seja mínimo. Aconselho a ver contra a luz e marcar antes de cortar, provavelmente vai ser algo entre as duas marcas.

Invente um ponto entre uma marca e outra em que não haja corte de texto.


Vá ajuntando na ordem, e não separem as páginas no sentido horizontal! Cada página vai ter aproximadamente o comprimento de uma folha A4, pela sua metade [mais ou menos 28x10cm]

Dobre as páginas ao meio e vá formando cadernos com três folhas cada, iniciando na página três ["Simbolos utilizados no livro"], a capa fica para o final.

Quem teve a impressão frente e verso boa e quiser um acabamento melhor pode cortar as pontas que estão sobrando agora. É só cortar nos tracinhos que ficam ao redor do círculo que vocês usaram para cortar antes.

[Esta etapa é chata e opcional. Se alguém já teve dificuldade suficiente, pode ir direto para a próxima]
Com os cadernos montados, o próximo passo é dobrar as páginas duas vezes para ficar no formato reduzido.
Feche os cadernos e comece pela primeira página.
Dobre a parte mais externa para dentro na linha 1, faça o mesmo em todas as páginas.
Depois dobre o restante ao meio para fora, na linha 2. Também faça o mesmo nas demais páginas.




Para saber se dobrou certo é só ver se o título das músicas está à mostra. Se estiver você fez certo, se estiverem escondidos inverta as dobras.

Para juntar os cadernos você pode costurar, grampear ou colar.
Este não é um tutorial sobre encadernação de livros, para quem quiser é fácinho de aprender.
Em suma a idéia é fazer os cadernos separados e juntá-los lado a lado depois.





Finalmente falta só a capa.
Com os cadernos emparelhados coloque a capa ao redor de tudo e encontre a posição certa [algo parecido com a foto]. Marque ou vinque a capa para saber aonde colocar depois.
Passe um pouco de cola branca na lombada dos cadernos e prenda a capa somente na lombada. Se você só grampeou, passe antes uma camada generosa de cola [para prender os cadernos entre si], espere secar e então passe a camada fina para colocar a capa.

Muito cuidado nesta hora, pois a cola pode vazar por entre os cadernos e grudar na dobra da folha [a última de cada caderno], depois de seco só sai rasgando....

Corte o excesso de capa e contra capa e seu livro está pronto!!


Quem tiver dúvida, ou problemas, pode me mandar email ou deixar um comentário que respondo o mais brevemente possível.