Criatividade - Definição

Leia os outros extos da série "Da Criatividade à Prática"[parte 1][parte 2][parte 3][parte 4][parte 5]



O que é criatividade?

Atenção, esta parte da série é um pouco mais pesada, pois procurei definições em vários âmbitos diferentes: psicologia, psicanálise, filosofia e claro, definições do nosso dia-a-dia.


Vamos começar com o mais simples:


No dia-a-dia



Criatividade
substantivo feminino
  1. qualidade ou característica de quem ou do que é criativo.
  2. inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.


De acordo com o dicionário Houaiss, criatividade pode ser definida como "a qualidade ou característica de quem [...] é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar". O dicionário Aurélio define criatividade como "capacidade criadora, engenho, inventividade; capacidade que tem um falante nativo de criar e compreender um número ilimitado de sentenças em sua língua."


A palavra criatividade vem do latim creō, que significa criar fazer.


No dia-a-dia, criatividade é a capacidade de ter ideias, ideias diferentes, inéditas [para a situação] ou não, pensar de forma inusitada ou sob novos pontos de vista, criar, montar, associar conceitos diferentes, mudar ou ainda ressignificar as coisas.


A pessoa criativa é inventiva, inquieta e sempre capaz de oferecer ideias e opiniões.


Normalmente tratados como artistas, e associados com positividade e esperteza [o que é diferente de inteligência]. São procurados por outros justamente por causa disso, sendo muitas vezes ponto de referência em seu círculo social.


Mas como a definição nos mostrou, não basta ter ideias. Para ser criativo é preciso transformar o imaterial em material.


Existe ação embutida neste conceito.


Criatividade é a combinação de criar + atividade.


“Essa capacidade de inventar, de criar, de compor a partir da imaginação.” [https://www.dicio.com.br/criatividade/]


Esta última frase nos leva a um ponto importante.


Criatividade é diferente de imaginação.


Imaginar é pensar, se manter na esfera do imaterial.
Criatividade se relaciona ao ato de criar, materializar.


Pensar-se voando pela cidade em um tapete mágico é ter imaginação. Transformar isso em uma história e escrever as Mil e Uma Noites é ter criatividade.


Para a academia

Psicologia

Existem várias definições diferentes para criatividade. Para Ghiselin (1952), "é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva". Outras definições:


"o termo pensamento criativo tem duas características fundamentais, a saber: é autônomo e é dirigido para a produção de uma nova forma" (Suchman, 1981)
"criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo" (Stein, 1974)
"criatividade representa a emergência de algo único e original" (Anderson, 1965)
"criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (Torrance, 1965)
"um produto ou resposta serão julgados como criativos na extensão em que a) são novos e apropriados, úteis ou de valor para uma tarefa e b) a tarefa é heurística e não algorística" (Amabile, 1983)



Sob o ponto de vista humano

Criatividade é a obtenção de novos arranjos de idéias e conceitos já existentes formando novas táticas ou estruturas que resolvam um problema de forma incomum, ou obtenham resultados de valor para um indivíduo ou uma sociedade. Criatividade pode também fazer aparecer resultados de valor estético ou perceptual que tenham como característica principal uma distinção forte em relação às "idéias convencionais".


Sob o ponto de vista cognitivo

Criatividade é o nome dado a um grupo de processos que procura variações em um espaço de conceitos de forma a obter novas e inéditas formas de agrupamento, em geral selecionadas por valor (ou seja, possuem valor superior às estruturas já disponíveis, quando consideradas separadamente). Podem também ter valor similar às coisas que já se dispunha antes mas representam áreas inexploradas do espaço conceitual (nunca usadas antes).


Sob o ponto de vista neurocientífico

É o conjunto de atividades exercidas pelo cérebro na busca de padrões que provoquem a identificação perceptual de novos objetos que, mesmo usando "pedaços" de estruturas perceptuais antigas, apresentem uma peculiar ressonância, caracterizadora do "novo valioso", digno de atenção.


Sob o ponto de vista computacional

É o conjunto de processos cujo objetivo principal é obter novas formas de arranjo de estruturas conceituais e informacionais de maneira a reduzir (em tamanho) a representação de novas informações, através da formação de blocos coerentes e previamente inexistentes.


“Basicamente, a criatividade pode ser conceituada como um conjunto de capacidades que permitem uma pessoa comportar-se de modos novos e adaptativos em determinados contextos (Mouchird e Lubart, 2002). Criatividade é também a capacidade de criar uma solução que é ao mesmo tempo inovadora e apropriada (Sternberg e Lubart, 1999). Newell e colaboradores (1963) utilizam quatro critérios para categorizar determinada solução como criativa:
• A solução é nova e útil, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade;
• A solução requer que sejam rejeitadas idéias previamente aceitas;
• A solução resulta de intensa motivação e persistência;
• A solução é obtida a partir do esclarecimento de um problema que era inicialmente vago. “


“Para a psicóloga Solange Muglia Wechsler, coordenadora do Centro de Criatividade e Desenvolvimento Humano da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, no interior de São Paulo, a criatividade deve ser entendida sob dois aspectos, o individual e o coletivo. “Se você inventa uma nova receita de bolo a partir dos ingredientes que tem em casa, está sendo altamente criativo no plano pessoal. Mas, para o mundo, aquele pode ser um bolo como qualquer outro”, afirma ela. As idéias, para serem consideradas geniais, passam, portanto, pelo crivo da sociedade.” [http://super.abril.com.br/ciencia/como-nascem-as-ideias/]


Um trecho da definição de Criatividade na Wikipedia diz: “do ponto de vista da psicologia e da psicanálise pode ser definida como uma fantasia que preenche o espaço entre o desejo e satisfação, inicialmente tal espaço é preenchido por fantasias onipotentes, e em um dado momento a onipotência necessita de uma representação da realidade e aí se estabelece a concretização da fantasia ou da criatividade. A psicanálise assinala que a transição da fantasia para sua realização estabelece a passagem do princípio do prazer para o princípio da realidade.”


Muito se diz sobre a relação entre a capacidade criativa quociente de inteligência [QI] de um indivíduo. Este ainda é um tópico em discussão.


Alguns pesquisadores são absolutamente favoráveis à relação, outros afirmam existir “uma forte correlação entre QI e potencial criativo, especialmente para QIs abaixo de 120 e com uma correlação positiva leve acima de QI 120” [wikipedia], há ainda outras opiniões, como as que dizem que ela tem “mais afinidade com motivação do que com inteligência” [wikipedia], que está mais associada às “características de personalidade, como receptividade a novas experiências, intuição e extroversão”.


Não vou me arriscar comentar sobre isso, pois este ainda é um campo que necessita de muita pesquisa.


Mas uma coisa é fato: A criatividade surge a partir da combinação de características próprias do indivíduo com seu meio. E este mesmo meio é necessário para a definição de uma ideia ou conceito como algo criativo.


Ufa…


Fiquem tranquilos, a partir do próximo artigo, vamos abordar a parte mais prática da criatividade.

Abraços



Outros textos da série "Da Criatividade à Prática"
[parte 1][parte 2][parte 3][parte 4][parte 5]

fontes:
https://www.dicio.com.br/criatividade/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Criatividade
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/o-que-e-criatividade/59339/http://www.intelliwise.com/seminars/criativi.htm
http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/96/153
http://super.abril.com.br/ciencia/como-nascem-as-ideias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário